Multicampeões baianos no circuito estadual apoiado pela Sudesb, os três jovens subiram ao lugar mais alto do pódio em Barueri, São Paulo
Fonte/Crédito
Maurício Viana/Ascom Sudesb
A Bahia dominou os tatames em Barueri, São Paulo. Durante o Campeonato Brasileiro Kids de Jiu-Jitsu 2026, realizado entre 12 e 14 de junho, três atletas baianos foram campeões nacionais. Lara Aguiar, 12, Ian Aguiar, 14, e Joaquim Amorim, 8, conquistaram a medalha de ouro na principal competição infantil da modalidade no país após disputas no circuito estadual apoiado pelo Governo do Estado da Bahia.
Lara começou a treinar jiu-jitsu aos quatro anos e compete atualmente na faixa verde com branca, na categoria infantojuvenil 1 até 48 kg. A conquista do título brasileiro teve um significado especial para a jovem. “Eu fiquei muito feliz, porque eu já estou querendo ganhar o brasileiro há muito tempo, eu venho treinando muito”, comemorou.
Bicampeão brasileiro, bicampeão sul-americano com quimono e campeão europeu na modalidade, Ian, irmão mais velho de Lara, também brilhou na competição. Praticante há dez anos, ele compete na faixa verde, na categoria até 65 kg. Em Barueri, o atleta conquistou mais um título para sua trajetória no esporte. “Meus objetivos são sempre conseguir ir superando, e sempre treinando o que eu faço. Eu gosto disso”, afirmou.
Fonte/Crédito
Maurício Viana/Ascom Sudesb
Já Joaquim Amorim, conhecido como “Joca Barril”, conquistou seu primeiro título brasileiro após ser vice-campeão baiano em 2024, na categoria pré-mirim 3, faixa cinza, peso leve; e vice-campeão baiano em 2025, na categoria mirim 1, faixa cinza, peso leve. No Brasileiro Kids 2026, ele venceu a categoria mirim 2, faixa amarela, peso pena, e garantiu o lugar mais alto do pódio.
Segundo Diego Ribeiro, pai de Joca, o principal significado da conquista está nos ensinamentos construídos ao longo da trajetória esportiva. “Como pai, o maior orgulho não é o título em si, mas ver o ser humano que ele está se tornando. O jiu-jitsu tem ensinado valores que ele vai levar para a vida inteira, como respeito, humildade, perseverança e resiliência. Ver tudo isso ser recompensado em um campeonato tão importante tornou aquele momento ainda mais especial”, afirmou.
Fonte/Crédito
Maurício Viana/Ascom Sudesb
Integrantes do circuito da Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA), que conta com o fomento durante todo o ano através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os atletas representaram a Bahia na competição que reuniu mais de 4.500 participantes com idades entre 4 e 15 anos, vindos de diferentes estados do país. Eles estiveram na sede da autarquia estadual nesta quarta-feira, 17, para agradecer o apoio.
Yara Araújo, estagiária sob a supervisão de Maurício Viana _
Reprodução da internet.

