Aconteceu na tarde da última quinta-feira (21), no bairro Irmã Dulce, uma reunião resolutiva entre representantes do governo Federal, Estadual, Municipal, representantes do poder Judiciário e os peticionários do Movimento 11 de Dezembro, que representa as famílias das vítimas da trágica explosão da fábrica de fogos, que aconteceu em Santo Antônio de Jesus no ano de 1998. O objetivo da reunião foi planejar, junto aos interessados, o cumprimento das sentenças referentes às indenizações.
Presente no evento, o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, colocou-se à disposição do Movimento 11 de Dezembro, para contribuir da forma que for necessária. “É muito importante estar aqui neste momento, me sinto honrado pelo convite, é um tema muito sensível e que tem a minha total atenção, o executivo municipal trabalhará de forma célere para que, as reparações sejam cumpridas. Farei todo o esforço para que além dessa reparação, do cumprimento das sentenças, esse momento se torne um divisor de águas, que nos auxiliará a mudar de uma vez por todas a realidade dessas pessoas, para que tragedias assim nunca mais se repitam”, comentou o prefeito.
Representando o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a advogada responsável pelos processos internacionais falou sobre o pagamento da indenização às famílias das vítimas. “Já existe um fluxo, um caminho para que as vítimas e os familiares recebam esta indenização da união, as pessoas que têm os seus nomes citados na sentença receberão os valores ali expostos. Quem realizará o pagamento será o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, já existe um valor alto separado para esta finalidade. Não há mais nenhum procedimento a ser realizado, assim que a documentação das pessoas estiver regularizada, o pagamento será realizado”, informou a representante.
Rosa Rocha, uma das coordenadoras do Movimento 11 de Dezembro, que perdeu três irmãs na tragédia, falou sobre a importância de que, após 22 anos, este processo tenha se encaminhado para um desfecho conclusivo “Nesta tarde, em que recebemos essa delegação da união para tratarmos dos pontos da sentença, com representantes do estado e do município, aconteceu uma coisa que me deixou feliz, a presença do prefeito da cidade, porque durante esses 22 anos de luta tivemos diversas audiências, buscamos auxílios, mas é a primeira vez que temos aqui o prefeito da cidade. Genival se mostrou corajoso e humano, por participar de uma reunião tão pesada como esta, compor a mesa e colocar o seu secretariado à disposição para contribuir”, declarou a coordenadora.
A participação do poder executivo municipal é mais uma demonstração da seriedade com que a gestão encara esse tema tão sensível, mostra o empenho para que todas as sentenças arbitradas pelo tribunal internacional sejam cumpridas na sua integralidade, e para que as famílias sejam abraçadas pela sensação de que a justiça prevaleceu.
Ascom PMSAJ