As unidades escolares do Território de Identidade Sertão do São Francisco (NTE 10) encerraram o semestre letivo com a realização do Arraiá da Sustentabilidade, evento que destacou o protagonismo estudantil por meio de apresentações de quadrilhas juninas, montagem de barracas temáticas, exposições de trabalhos e comercialização de comidas típicas.
A iniciativa é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para incentivar os estudantes a desenvolverem atividades voltadas para a sustentabilidade, com a confecção de barracas, adereços e figurinos produzidos a partir de materiais recicláveis. O evento também contou com a participação expressiva das famílias, fortalecendo a integração entre escola e comunidade.
Elenice Costa Teixeira, mãe de um estudante do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), participou da programação pelo segundo ano consecutivo. Mesmo com seu filho não integrando as apresentações, ela fez questão de prestigiar o evento. “Acho uma coisa muito bonita e importante para incentivar a nossa cultura”, destacou.
Para a estudante Mari Paula, do 3º ano do Ensino Médio, participar da quadrilha no evento é uma experiência única. “Exige muita dedicação, mas a gente também usa o tempo para aprender, para entender mais sobre o São João e a sua importância. Finalizar o semestre assim é gratificante”, disse.
A gestora do Colégio Estadual de Tempo Integral de Casa Nova, Kelly Castro, ressaltou a importância da iniciativa. “O Arraiá da Sustentabilidade une a tradição cultural das festas juninas à conscientização ecológica de forma leve e prática. É uma ação que promove o engajamento positivo da comunidade escolar e incentiva atitudes de impacto social e ambiental”, afirmou.
Para o professor Elton Rocha, do município de Sento Sé, o evento foi um momento único de valorização da cultura e da história do povo sertanejo. “Foi uma oportunidade de celebrar nossas tradições e fortalecer os laços entre escola e comunidade”, destacou.
Para a coordenadora territorial Maira de Lourdes, é muito importante que as unidades escolares celebrem este momento com ampla participação da comunidade. “É gratificante ver grandes apresentações, o talento dos estudantes e o envolvimento de toda a comunidade escolar”, afirmou.
Já Lucila Alves, diretora do NTE 10, ressaltou a relevância pedagógica da iniciativa. “É um momento ímpar nas atividades escolares, em que os estudantes aprendem de forma lúdica sobre a nossa cultura, ao mesmo tempo em que desenvolvem a consciência ambiental e a sustentabilidade”, enfatizou.
Reprodução da internet.

