Os Petistas não estão vendo com bons olhos a possibilidade de o ex-governador Geraldo Alckmin ser indicado para vice na chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Foi iniciado na data de 30 de dezembro de 2021 um abaixo-assinado online no site Avaaz, que já obteve mais de 547 adesões até a tarde desta segunda-feira 10 de janeiro de 2022. Vale destacar que entre os signatários podem ser citados os ex-presidentes do PT, Rui Falcão e José Genoino, bem como dirigentes de correntes “de esquerda” dentro da legenda.
A campanha que viraliza já é chamado de Manifesto Contra a Chapa Lula Alckmin, sendo que o texto diz que o ex-tucano “tem uma longa trajetória de combate às posições nacionais, democráticas, populares e desenvolvimentistas”. Ainda, o texto também o acusa de ter apoiado o “golpe” contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no ano de 2016.
“O problema não é dialogar, é fazer um balaio de gatos. O Alckmin tem propostas muito antagônicas aos pontos que historicamente são defendidos por Lula e o PT”, alegou Daniel Kenzo, presidente do diretório do PT no bairro paulistano do Butantã, que é idealizador da iniciativa.
Ele diz esperar que o ritmo de assinaturas aumente com o fim do período de festas de final de ano. “Ainda está muito incipiente, tem muita gente de férias. Vamos montar uma força-tarefa a partir da segunda quinzena de janeiro e nacionalizar essa iniciativa, que por enquanto está concentrada mais em São Paulo”, diz.
Além disso, dirigentes partidários como Valter Pomar, expoente da esquerda partidária, têm distribuído por aplicativo de mensagem um link do site do PT reunindo notícias de posições políticas e programáticas de Alckmin contrárias à legenda.