Na tarde do dia 17/07, por volta das 16h40, uma equipe da 99ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) confrontou-se com cinco homens armados na cidade de Elísio Medrado, Bahia. Os indivíduos, que estavam a bordo de um Fiat Gran Siena branco, abriram fogo contra os policiais, dando início a uma intensa troca de tiros, antes de se refugiarem em uma área de mata próxima.
Em resposta à ação criminosa, uma operação conjunta foi rapidamente montada para capturar os agressores. A operação contou com a participação da 14ª BPM, 27ª CIPM, 33ª CIPM, CIPE LN, CIPE CENTRAL, CIPE CHAPADA, BOPE, RONDESP RECÔNCAVO e RONDESP LESTE, além do GRAER, que utilizou uma aeronave para auxiliar nas buscas. Todo o trabalho operacional foi coordenado pelo Comando de Policiamento da Região do Recôncavo.
De acordo com informações da polícia, durante as diligências, os indivíduos novamente confrontaram as guarnições, resultando em quatro deles sendo alvejados. Os feridos foram socorridos e encaminhados aos hospitais de Elísio Medrado e Amargosa, onde seus óbitos foram confirmados.
Duas mulheres que estavam em companhia do grupo armado também foram detidas e conduzidas para a Delegacia Territorial de Amargosa, identificadas como J.J.S. e C.S.C.
Durante a operação, uma significativa quantidade de armamento e drogas foi apreendida pelas equipes policiais, incluindo uma espingarda calibre 12, 13 munições de calibre 12, 241 munições calibre 556, 325 munições calibre .40, uma submetralhadora artesanal, um carregador, uma submetralhadora M972 Beretta n° 0033 – PMBA, uma pistola 9mm, 45 munições 9mm, dois carregadores e 158 pinos de substância análoga à cocaína.
As autoridades continuam empenhadas na captura do quinto indivíduo, que ainda encontra-se foragido. O cerco na região está sendo mantido, com abordagens e diligências em andamento