Quem vê o mascote da comunicação da Polícia Militar, um simpático papagaio batizado de Cordezito, utilizado na identidade visual da instituição, não imagina que o responsável pela ilustração é tão carismático, comunicativo e animado quanto ele. Há 36 anos atuando como policial militar, o tenente Hamilton se considera realizado profissionalmente ao unir duas paixões, o desenho e a polícia.
Ele, que nasceu desenhando como conta quando questionado sobre o momento em que descobriu a aptidão, possui Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde formou em 1989. Na PM, ele fez o curso de sargento, da turma de 1984 e, após realizar um novo concurso, formou em 2015 no Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA), ingressando assim ao oficialato.
Hoje, lotado no Departamento de Comunicação Social (DCS) da corporação, o tenente Hamilton é responsável pelos cards em datas comemorativas, logomarcas, brevês, cartons para eventos, informes, cartazes e outras ilustrações que dão vida a criações da programação visual institucional. O colorido das belas artes compõe o ambiente da sala onde trabalha o policial e desenhista, deixando o ambiente bem leve e animado, mas se engana quem pensa que o tenente não simpatiza com o serviço operacional. “O curso de tiro está em dia”, avisa com firmeza, acompanhado de um largo sorriso que lhe é característico.
Talento sempre reconhecido
“Gostava demais de uniformes e sempre fui escoteiro. Quando surgiu a oportunidade do concurso para PM, não tive dúvida!”, relembra. Sempre unindo o útil ao agradável, logo na primeira unidade onde foi lotado, 5º Batalhão, sua habilidade foi descoberta pelos superiores e ele recebeu o convite para desenhar um uniforme especial. Daí em diante, por todas as unidades em que passou, foi requisitado e realizou diversos trabalhos ilustrativos “sempre atendendo a comunicação da PM”, conta com orgulho. Após o 5º Batalhão passou pelo 1º Batalhão (em Feira de Santana), 16ª Batalhão da Orla, pelo Quartel do Comando Geral (QCG), Grupamento Aéreo (Graer), Assembleia Legislativa, realizou o curso de oficiais, passou pela 37ª CIPM e chegou ao DCS em 2016, “de onde sempre fiz parte”, acrescenta entre risos.
O mascote da comunicação ficou famoso institucionalmente pelas mãos do tenente Hamilton, que produziu o simpático papagaio com uniformes até das unidades especializadas, com direito a vestimenta padrão. “Ele sempre está presente em nossa comunicação visual”, pontua o policial desenhista, enquanto mostra com orgulho diversas outras criações das quais produziu “nos mínimos detalhes que precisam de dias de muita dedicação para ficarem prontas”.
Casado há 34 anos, com dois filhos, sendo uma mulher de 33 anos e um homem de 27 anos, ele enche o peito e o coração grato de pai para dizer: “formei meus filhos através das minhas realizações profissionais, unindo minhas paixões pela polícia e pelo desenho”.
Fonte: DCS PM