Por: Júlio Mascarenhas
Uma roça com 76 mil pés de maconha foi erradicada na quinta-feira (4), no povoado de Caixão, zona rural do município de Campo Formoso. O plantio foi o segundo encontrado em menos de 12 horas por forças de segurança estaduais, totalizando 16 toneladas da droga destruídas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A ‘Operação Terra Limpa’, realizada por equipes da 54a CIPM (Campo Formoso) e da Cipe Caatinga, queimou 63 mil pés grandes, prontos para a colheita, e 13 mil mudas. De acordo com o subcomandante da Cipe Caatinga, capitão Mário Baeta, o plantio era dividido em oito roças irrigadas por gotejamento.
“Identificamos dois poços artesianos movidos a geradores alimentados por combustível e placas de energia solar. Também foram achados três grandes acampamentos, sendo dois usados como dormitórios com várias redes, e duas sementeiras grandes”, detalhou Baeta.
O oficial contou ainda que as maiores plantas poderiam ser colhidas em uma semana. A roça avaliada em R$ 6 milhões renderia 12 toneladas de maconha. Mudas foram retiradas e encaminhadas para a Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim que investigará o traficante dono dos entorpecentes.
Seabra
Essa foi a segunda plantação encontrada em menos de 12 horas. Ainda na manhã de ontem, policiais 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Seabra encontraram 250 mil pés e mais de três toneladas da droga prontas para o comércio.
Fonte: SSB/BA