Um caso de importunação sexual chocou os moradores da Zona Leste de São Paulo na última terça-feira (30). Uma mulher, de 50 anos, que preferiu não se identificar, foi atacada por um adolescente, de 12 anos, quando voltava da academia. Ela foi agarrada pelo suspeito na rua onde mora e conseguiu se livrar dele com um empurrão. Câmeras de segurança do local registraram o momento do ataque.
Nas imagens, é possível ver a mulher carregando algumas sacolas e sendo seguida pelo adolescente. Ele percebe que não há ninguém na rua e a ataca por trás, tentando beijá-la à força. A vítima reage e o empurra para longe. O autor do ataque se assusta com a presença de outras pessoas e foge do local.
A vítima prestou queixa na delegacia e divulgou as imagens nas redes sociais com um desabafo. Ela disse que ficou muito assustada e revoltada com a situação e que espera que o adolescente seja punido. “Eu não sei o que passa na cabeça de uma pessoa dessa idade para fazer uma coisa dessas. Eu me senti invadida, humilhada, desrespeitada. É uma sensação horrível que eu não desejo para ninguém”, afirmou.
O adolescente foi reconhecido por vizinhos e localizado pela Polícia Militar. Ele foi conduzido ao 22º Distrito Policial e também foi reconhecido pela vítima. Ele vai responder por crime análogo à importunação sexual, que prevê pena de um a cinco anos de reclusão. Vale destacar que, por ser adolescente, a Vara da Infância e Juventude pode aplicar algumas das chamadas medidas socioeducativas, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os casos de importunação sexual aumentaram 11% no estado em 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registrados 1.021 casos nos primeiros quatro meses deste ano, contra 919 no mesmo período de 2020.