Aperfeiçoar e trocar conhecimentos são os objetivos do Ciclo de Instruções e Atualização para o Carnaval, promovidos pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial (PI). Partes teórica e prática são repetidas para buscar excelência na prestação de serviço durante o maior evento de rua do mundo.
A capacitação tem como intuito aprimorar as técnicas utilizadas em grandes eventos. Durante os treinamentos a tropa é dividida em grupos, onde, cada um deles simula diferentes situações associadas a atuação na festa.
Em um dos casos, um policial posicionado de forma estratégica, avista uma dupla comercializando drogas. Em seguida, ele sinaliza para os colegas da patrulha e, juntos, se aproximam e começam o procedimento de abordagem. Inicialmente é solicitado que os suspeitos colocassem as mãos sobre a cabeça. Na sequência, enquanto uns militares realizam a revista, outros fazem o cerco para evitar qualquer tentativa de fuga ou de revide por parte dos criminosos.
Após encontrarem os entorpecentes com os suspeitos, as mesmas equipes dão continuidade na ocorrência conduzindo a dupla para um posto da Polícia Civil. Neste momento, os PMs colocam em prática a utilização das algemas, do bastão e, mais uma vez, o posicionamento da tropa e dos conduzidos.
“As técnicas são bem utilizadas nas simulações, pois o efetivo se empenha nas aulas teóricas, onde são detalhados todos os movimentos necessários para uma abordagem eficiente”, pontuou o comandante da Cipe Polo, major Moisés Travessa.
Fonte: Ascom | Silvânia Nascimento
Via:SSP