Um casal de jovens foi condenado a cumprir 10 anos de prisão por aparecerem dançando juntos na rua em um vídeo publicado na Internet. A pena foi aplicada nos influenciadores digitais Astiyazh Haghighi, de 21 anos, e Amir Mohammad Ahmadi, de 22, que foram a julgamento após gravarem uma dança na frente ao monumento da Praça Azadi, em Teerã, capital do Irã.
De acordo com a Justiça do país, eles foram detidos em novembro do ano passado e sentenciados à pena nesta semana. O casal responde por “espalhar a corrupção na terra e incitar a prostituição”, sem direito à fiança ou defesa durante as audiências.
O vídeo do casal de influenciadores foi publicado em outubro, cerca de um mês após a morte de Mahsa Amini. Iranianos que compartilharem o vídeo na internet podem ser julgados por “perturbação da segurança nacional”, de acordo com relato de locais.
Segundo as autoridades que julgaram os jovens, a dança foi uma forma de manifestar apoio aos protestos públicos pelo caso de Mahsa Amini, menina de 22 anos morta em setembro de 2022, alguns dias após ser agredida e presa por agentes da polícia da moralidade por não usar seu hijab (vestimenta árabe feminina) corretamente.
Na época, o caso causou comoção e manifestações no país, que foram, segundo relatos dos iranianos, reprimidas com violência pelas forças policiais. Estima-se que centenas de manifestantes tenham morrido por causa da repressão aos protestos. Pelo menos 20 mil indivíduos foram presos.
Assista o vídeo do casal dançando: