A equipe médica do Hospital Primavera, em Aracaju, Sergipe, formada pelo neurologista Marcos Aurélio Alves, o diretor técnico Ricardo Leite e o intensivista André Luiz Veiga, atualizou o estado de saúde da cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, durante coletiva realizada na tarde desta terça-feira, dia 22/2.
“Ela está em coma profundo, mas em nenhum momento falamos de morte encefálica. Ela está coma, e não morta, há uma injúria encefálica, mas isso é uma condição potencialmente reversível, não existe irreversibilidade. Sobre o prognóstico, como ela vai conseguir estabilizar essa parte neurológica, vamos ter que analisar”, afirmou Marcos Aurélio.
Médicos desmentem bactéria no cérebro da cantora
Os médicos também desmentiram a informação de que Paulinha teria uma bactéria no cérebro. “Ela não tem nenhuma bactéria, isso é fake. O que ela tem é uma encefalopatia severa, um dano real, tem um dano hepático e por último, um dano cerebral”, explicou Ricardo.
A cantora pode ficar com sequelas?
Por enquanto, a equipe médica não fala sobre sequelas, porque o objetivo é manter Paulinha Abelha viva: “Esse é o nosso interesse e não está sendo uma missão fácil, então, não me sinto confortável de falar sobre isso. Nosso compromisso é dar suporte pra que ela passe dessa fase aguda, recupere função renal e hepática, e recupere a parte neurológica”, falou André Luiz.
O que causou o atual estado de saúde de Paulinha?
Ao serem questionados se o estado de Paulinha teria sido provocado pelo uso de diuréticos ou possíveis remédios para fins estéticos, os médicos explicaram que, em exames feitos anteriormente, não há comprovação de lesões.
“Não tem nenhum exame que diga, ou que vá no caminho de que ela teria uma lesão prévia, sido provocada pelo uso abusivo ou rotineiro dessas substâncias. Queremos deixar claro que quando Paula fez o uso dessas substâncias, foi em caráter supervisionado. A gente trabalha sim com a possibilidade de uma intoxicação medicamentosa, mas isso só será confirmado em novos exames”, afirmou a equipe.
Ex-marido doa sangue para a cantora
Ainda na manhã de hoje, o ex-marido de Paulinha, o cantor Marlus Viana, e a atual mulher dele, Andressa Viana, estiveram no hospital para doar sangue à cantora. Nas redes sociais, a equipe do Calcinha Preta pediu que os seguidores doassem sangue dos tipos O+ e O-.
Por causa do comprometimento nos rins, o órgão deixa de produzir um hormônio essencial para a produção de células vermelhas, levando a pessoa a um quadro anêmico. Por isso a importância da doação de sangue.
Entenda o caso
Internada desde o dia 11/2, em Aracaju, Paulinha foi diagnosticada com problemas renais logo após chegar de uma turnê que fazia com o grupo, em São Paulo. A causa, no entanto, não havia sido divulgada. O fígado foi outro órgão afetado com uma infecção, contornada a tempo.
Três dias depois, o quadro se gravou e ela foi encaminhada para a UTI, onde começou a fazer diálise, procedimento que remove substâncias tóxicas do organismo, fazendo o papel dos rins. Na quinta-feira, 17/2, Paulinha teve uma piora clínica no quadro e entrou em coma. Em razão destes problemas renais, ela desenvolveu um quadro neurológico grave e passou a respirar com a ajuda de ventilação mecânica.
Via GShow