Neste sábado (29), Fluminense e Santos se enfrentam em busca de uma vitória que possa trazer a tão desejada afirmação no Campeonato Brasileiro. Ambas as equipes têm vivido fases irregulares na temporada e precisam urgentemente de um resultado positivo para elevar os ânimos e a confiança no decorrer do ano.
O Fluminense, comandado pelo técnico Fernando Diniz, vem de uma derrota fora de casa para o Coritiba, por 2×0, na competição, e o treinador tem sido alvo de críticas devido aos resultados insatisfatórios. Nas últimas 15 partidas disputadas, o Tricolor conseguiu sair vitorioso em apenas 3 ocasiões. Com desfalques, polêmicas e atuações abaixo do esperado, o time que encantou a América do Sul no primeiro trimestre do ano está atravessando sua pior fase desde 2022.
Para a partida deste sábado, o Fluminense contará pela primeira vez com o zagueiro Marlon, a contratação mais badalada do clube na janela de julho. O defensor foi testado no time titular durante um bom tempo nos treinos de sexta-feira e pode ser uma das novidades na escalação inicial, disputando a posição com Felipe Melo.
Visando o confronto de ida das Oitavas de Final da Libertadores contra o Argentinos Juniors, na Argentina, o técnico Fernando Diniz indicou que poupará alguns jogadores no jogo contra o Santos. O lateral Marcelo, ausente na última partida contra o Coritiba, treinou normalmente na quinta e sexta-feira e deve ser escalado. Além disso, o tricolor terá um ataque formado por quatro jogadores estrangeiros.
A provável escalação do Fluminense para o confronto é: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon e Marcelo; André, Martinelli, Jhon Arias e Leo Fernandez; Yony Gonzalez e Cano.
Já o Santos, apesar de apresentar um desempenho um pouco melhor nas últimas partidas, não vem conseguindo resultados expressivos e ocupa apenas a 14ª posição na tabela do Brasileirão. Fora de casa, o desempenho da equipe é ainda pior, tendo conquistado apenas uma vitória em 8 jogos longe de seus domínios.
Na última rodada, o time de Paulo Turra fez uma boa partida contra o líder Botafogo, chegando a abrir uma vantagem de 2×0 no placar. No entanto, o Peixe caiu de rendimento no final do segundo tempo e permitiu o empate do time carioca aos 38 minutos da etapa complementar, perdendo a chance de somar três pontos importantes.
A melhora no desempenho do Santos se deu em parte pela estreia do meia Jean Lucas, que retornou ao alvinegro após passagem pela França e deu uma nova dinâmica ao meio-campo da equipe. O volante será titular novamente no confronto contra o Fluminense.
No gol, há uma dúvida sobre o aproveitamento de João Paulo. O goleiro sofreu uma infecção no quadril, treinou na sexta-feira e viajou para o Rio de Janeiro, mas ainda não está garantido no time titular.
A provável escalação do Santos para o jogo é: Vladimir (João Paulo); João Lucas, Joaquim, Messias e Dodô; Rodrigo Fernández, Dodi, Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo.
Fluminense x Santos será um confronto decisivo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro e ocorrerá no Estádio do Maracanã, às 16h. Ambas as equipes estão em busca de recuperação e a vitória pode ser crucial para o futuro de cada uma delas na competição. A torcida aguarda ansiosamente por um grande espetáculo de futebol.