A cooperação entre as forças estaduais de segurança em Santo Antônio de Jesus (SAJ) resultou em uma significativa redução de 75% nas mortes violentas na cidade em 2023. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) no sábado (18), de 1º de janeiro a 16 de março deste ano, foram registrados cinco casos, em comparação com as 20 ocorrências no mesmo período de 2022, uma redução de 15 casos.
Essa melhoria se deve às ações preventivas e de inteligência conduzidas pelo 14º Batalhão da Polícia Militar e pela Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) na cidade. O comandante da unidade militar, tenente-coronel Edmundo Assemany, explicou que essa queda no número de mortes violentas é resultado do trabalho ostensivo e de ações coordenadas com a Polícia Civil. “Aumentamos o número de operações, ampliando a apreensão de armas e drogas, além da localização de foragidos da Justiça”, afirmou o oficial.
O delegado Joaquim José Pereira, titular da 4ª Coorpin, também enfatizou o trabalho conjunto realizado pelas forças de segurança e destacou o combate ao crime organizado. “Líderes de facções que encomendavam homicídios de dentro do presídio foram identificados e transferidos para um Regime Disciplinar Diferenciado”, concluiu o delegado.
Com essa redução significativa de mortes violentas, a cidade de Santo Antônio de Jesus (SAJ) pode se beneficiar de um ambiente mais seguro e tranquilo para seus cidadãos e visitantes.