Genival Deolino, empresário, contabilista, em entrevista concedida à TV NOTÍCIAS 24 HORAS e a TV SAJ, tendo seu nome bastante cogitado a uma pré-candidatura a prefeito de Santo Antonio de Jesus, ao ser questionado se estaria preparado para mais esse desafio em sua vida, foi enfático: “(…) nós estamos aptos a assumir uma candidatura. Antes eu estava muito envolvido nos meus negócios, nas minhas atividades e, mesmo sendo cogitado, por diversas vezes, senti que não era o momento, mas hoje tenho uma equipe maravilhosa, tanto na contabilidade como na DIX que tocam o negócio e não me ocupa muito o tempo (…), Santo Antonio de Jesus precisa de uma pessoa que se dedique por 24 horas e, nesse momento, sinto-me capaz de doar esse tempo pela nossa cidade. Quero devolver tudo aquilo que Santo Antonio de Jesus fez por mim (…), estou preparadíssimo para ser um pré-candidato a prefeito de Santo Antonio de Jesus”.
PLANO DE GOVERNO
Inquirido se já dispunha de um plano de governo, Genival não saiu pela tangente: segundo ele, está preparando um Plano de Governo participativo, devendo ouvir lideranças comunitárias e de outros segmentos. Buscando referendá-lo em experiências positivas, cita o exemplo da cidade de Maringá-PR.
PROJETOS PARA A CULTURA
Respondendo a questionamento do cantor e compositor Luciano Broz, acerca do projeto que teria em prol dos músicos, artistas e à cultura como um todo no município, Genival discorreu que, em materializando sua candidatura e se eleito for irá dar atenção aos nossos artistas. Defende, inclusive, a criação de um calendário de eventos.
SOBRE O FECHAMENTO DO COMÉRCIO PARA CONTENÇÃO DO CORONAVÍRUS
No que diz respeito ao fechamento do comércio, ele, que é empresário e já foi presidente da Associação Comercial de Santo Antonio de Jesus, destacou que se trata de uma situação revestida de polêmica. Defende que a preservação da vida está acima de tudo, todavia, é preciso que seja levada em conta, também, a questão do desemprego. Destaca que o comércio já vinha se preparando para as vendas de São João e que com a suspensão das atividades de acordo com os números do CAGED, 606 pessoas ficaram desempregadas.
NO TOCANTE AO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO
Segundo ele, o ideal seria que no comércio, nesse período de coronavírus, o acesso de empregados pudesse acontecer em horários diferenciados. Um grupo de empresa, por exemplo, teria seus empregados entrando às 08h e saindo às 17h e outro grupo entrando às 09h e saindo às 18h, evitando-se, assim, as tão recriminadas aglomerações.
COM RELAÇÃO À TAXAÇÃO DO IPTU
Sobre a taxação do IPTU, afirma que alguns reajustes foram acima da média, todavia, graças à intervenção da Associação Comercial, a taxação não ficou muito alta para os imóveis existentes, por outro lado, segundo ele, para os novos imóveis, a tributação foi alta. Tem que mexer no IPTU quanto aos imóveis novos.
ADESÕES AO GRUPO POLÍTICO
Partindo da premissa de que, em política, é importante a união de todos que nutram o mesmo propósito, foi questionado sobre até que ponto o grupo ao qual pertence estará aberto às eventuais adesões, destacou que as oposições deverão se unir em prol de uma candidatura que tenha, de fato, condições de ganhar as eleições. Assevera que, lá na frente “na hora da onça beber água”, como diz o jargão popular, aqueles que não estejam na dianteira possam apoiar o que melhor desponte nas intenções de voto.
ANÁLISE SOBRE A ATUAL GESTÃO MUNICIPAL
Segundo ele, muito mais poderia ter sido feito em prol do município e, aproveitando o ensejo, elenca situações que, deveriam, no seu entendimento, ser efetuadas de forma diferente, dentre elas, as relacionadas à infraestrutura.
Por JÚLIO MASCARENHAS