Pojuca, Região Metropolitana de Salvador (RMS), 1º de agosto de 2023
Na cidade de Pojuca, localizada na Região Metropolitana de Salvador, um homem suspeito de cometer estupro contra uma pessoa vulnerável foi capturado pela polícia após ser identificado pelo inovador Sistema de Reconhecimento Facial (RF) da Secretaria da Segurança Pública. As equipes da 32ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom), efetuaram a verificação dos documentos e conduziram o indivíduo à Delegacia Territorial (DT) de Pojuca.
Batalhão Gêmeos age em Salvador para prender foragido por roubo
Em outra ocorrência em Salvador, as equipes do Batalhão Gêmeos receberam um alerta emitido pelo Sistema de Reconhecimento Facial e agiram prontamente. O homem em questão estava foragido por envolvimento em casos de roubo e, após a detecção através da tecnologia, foi conduzido à Polinter, onde o mandado de prisão contra ele foi cumprido.
Tecnologia eficaz: 380 foragidos da Justiça presos em 2023
Graças à implantação do Sistema de Reconhecimento Facial, a Secretaria da Segurança Pública alcançou um notável marco: a prisão de 380 foragidos da Justiça em 2023. Os flagrantes ocorreram em 31 cidades da Bahia, demonstrando a eficácia da tecnologia em auxiliar as forças policiais na localização de criminosos em fuga.
Reconhecimento facial: uma ferramenta poderosa
Desde dezembro de 2018, quando a tecnologia de Reconhecimento Facial foi implementada, até o dia 1º de agosto de 2023, o sistema tem sido uma ferramenta crucial na localização de pessoas procuradas. Com um total de 955 pessoas encontradas nesse período, o Sistema de Reconhecimento Facial mostra-se como uma importante aliada no combate ao crime e na garantia da segurança da população baiana.
A Secretaria da Segurança Pública reforça o compromisso em utilizar tecnologias avançadas para aprimorar a segurança pública e, assim, proporcionar um ambiente mais seguro para todos os cidadãos. A implantação e utilização do Sistema de Reconhecimento Facial têm se mostrado um investimento efetivo e bem-sucedido para combater a criminalidade e proteger a sociedade. A tecnologia segue aperfeiçoando o trabalho das forças policiais, trazendo resultados positivos e contribuindo para a justiça e o bem-estar da população baiana.