A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta sexta-feira (17), no Multicentro de Saúde Carlos Gomes, uma ação fomentando boas práticas no atendimento junto à comunidade LGBT+. A intenção é refletir sobre o respeito e a compreensão para este público, evitando diferenças no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante o acolhimento nas unidades da capital baiana.
Na ocasião, foi discutida a necessidade do atendimento com equidade e integralidade na assistência, além de divulgar o ambulatório como um serviço estratégico dentro da rede. “A estratégia buscou recepcionar os profissionais do Multicentro de forma informativa, acolhedora e cheia de empatia, buscando a sensibilização em relação ao problema da LGBTFobia, de modo a disseminar isso junto aos usuários do centro de saúde, para que se sintam seguros, acolhidos e com seus direitos aos serviços públicos garantidos”, informou Henrique Miranda, enfermeiro que participou da ação na unidade de saúde.
Para Paloma Xavier, gerente da unidade, a atividade teve início com uma ação de acolhimento com música, distribuição de kits informativos sobre o nome social e a importância da data do dia internacional contra a LGBTFobia. “Em setembro de 2023, inauguramos um centro especializado em saúde LGBT dentro do Multicentro Carlos Gomes e, desde então, trabalhamos para fazer o pertencimento do público LGBT no serviço de saúde em sua totalidade, de forma igualitária para que o colaborador seja um multiplicador contra as práticas homofóbicas”, lembrou a gestora.
Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS