A cidade de Salvador lidera o ranking de municípios baianos com o maior número de prisões realizadas pelo sistema de Reconhecimento Facial (RF) da Secretaria da Segurança Pública, no ano de 2023. De acordo com dados divulgados pela pasta, das 227 capturas realizadas em todo o estado, 162 aconteceram na capital. Desde a sua implantação, em novembro de 2018, o RF já alcançou 800 criminosos que possuíam mandados de prisão, sendo que 553 foram capturados em Salvador.
Feira de Santana e Simões Filho, respectivamente, completam a lista dos três primeiros municípios com o maior número de prisões realizadas com a ajuda do sistema de Reconhecimento Facial. Entre 1º de janeiro e 3 de maio, essas cidades registraram 13 e 10 prisões, respectivamente.
Além desses municípios, outras cidades baianas também registraram capturas com a ajuda da ferramenta de Reconhecimento Facial, como Amargosa, Camaçari, Eunápolis, Ibotirama, Itaberaba, Itaparica, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mucugê, Pojuca, Porto Seguro, Santo Estevão, Seabra, Vera Cruz e Vitória da Conquista.
Analisando os dados de anos anteriores, a Secretaria da Segurança Pública informou que, em todo o estado, foram presas 348 pessoas em 2022, 26 em 2021, 90 em 2020 e 110 no ano de 2019 com o auxílio do sistema de Reconhecimento Facial.
O sucesso do sistema de Reconhecimento Facial em Salvador tem chamado a atenção de outras cidades e estados do país, que têm demonstrado interesse em adotar a tecnologia em suas próprias estratégias de segurança pública. No entanto, o uso da ferramenta ainda gera debates e controvérsias em relação à sua eficácia e aos possíveis riscos de violação de privacidade e direitos individuais.