O metrô de Salvador funcionará de forma ininterrupta (24h) durante os principais dias do Carnaval deste ano, proporcionando assim, maior comodidade aos foliões.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (1º) pela CCR Metrô Bahia, que administra o sistema. Sendo assim, o esquema começa às 5h da quinta (8) e vai até meia-noite da quarta de cinzas (14).
Durante a operação, o sistema funcionará normalmente em todas as estações, entre 5h e meia-noite.
Após a meia-noite, o embarque será restrito à Estação Lapa, que estará ambientada na temática carnavalesca para receber os clientes. As demais estações serão exclusivas para desembarque.
Ainda conforme a CCR Metrô, na madrugada, no intervalo entre 0h30 e 5h, os trens vão operar conforme a demanda de passageiros.
Desse modo, a operação especial de transporte funcionará em parceria com a Secretaria de Mobilidade (Semob), que terá estratégia de atendimento para os ônibus nos Terminais de Pirajá, Acesso Norte, Mussurunga e Aeroporto, das 0h30 às 3h30.
‘Eu vou na Pipoca’
Neste ano, o sistema também terá uma edição especial comemorativa do Cartão Integração do Metrô. Com o tema “Eu vou na Pipoca”, o cartão colecionável poderá ser adquirido nas máquinas de autoatendimento identificadas especialmente com o tema em todas as estações do Sistema Metroviário.
O valor do cartão colecionável é o mesmo do cartão integração: R$ 7.
Ao efetuar o cadastro do cartão com o número do CPF, o cliente tem direito a converter este valor em crédito de passagens e pode passar a utilizar o novo cartão, substituindo o cartão integração anterior.
Compra de passagens
Para agilizar o acesso ao Sistema Metroviário, os clientes que utilizam o cartão avulso (Cartão Unitário do Metrô) poderão realizar o pagamento das passagens por aproximação diretamente nas catracas das estações.
Para utilizar o serviço basta aproximar cartões de crédito, débito, celular (com tecnologia NFC), smartwatches ou pulseiras de pagamento na parte inferior da catraca.
Uma luz verde indicará a validação do pagamento e o acesso pelo bloqueio estará liberado.
Há também a opção de emitir um QR Code pelo aplicativo da Recarga Pay ou direto das máquinas de autoatendimento.
Já quem utiliza o Cartão Integração do Metrô tem a comodidade de efetuar a recarga por meio do WhatsApp, utilizando o Zap do Metrô.
Para isso, é só acessar o atendimento virtual da CCR Metrô Bahia, adicionando o número (71) 9688-0714 em seu aparelho celular. Ao navegar pelas opções de compra de crédito na ferramenta, o cliente poderá realizar um pedido de recarga e efetuar o pagamento por meio de uma chave PIX.
Outra possibilidade é fazer a recarga via aplicativos:
Banco do Brasil (para correntista), PicPay, Recarga Pay, Cittamobi, Kim+, e pela rede credenciada, composta por 2 mil pontos de vendas.
Após a compra do crédito, a carga deverá então ser efetivada nos validadores presentes em todas as estações.