Com o intuito de proporcionar um pré-carnaval limpo e organizado, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou operações para os quatro primeiros dias de festejos pré-carnavalescos. No total, foram recolhidas aproximadamente 172 toneladas de resíduos pelos agentes.
O período foi iniciado com a tradicional Lavagem de Itapuã, na quinta-feira (1º), com a atuação de 120 agentes de limpeza e 12 equipamentos para manter a limpeza da região. Ao final do evento, foram recolhidas cerca de 19 toneladas de resíduos provenientes da festa.
Em seguida, com a Festa de Iemanjá, na sexta-feira (2), no Rio Vermelho, a Limpurb disponibilizou 250 agentes de limpeza e 23 equipamentos para efetuar os serviços de varrição, catação, coleta e lavagem de vias antes, durante e após as celebrações em homenagem à orixá, com o recolhimento de cerca de 72 toneladas de resíduos. Ainda nos festejos do Rio Vermelho, em parceria com a Ambev, foi estruturada a Central de Apoio ao Catador, que reuniu 76 catadores e 45 cooperados e recolheu 5,3 toneladas de resíduos recicláveis, entre sacos de gelo, latas, garrafas pet e invólucros plásticos de lata.
No dia seguinte (3), a cidade contou com o Fuzuê, evento pré-Carnaval que aconteceu no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). Para a ocasião, foram mobilizados 180 agentes de limpeza e 19 maquinários, entre compactadores, caminhões carroceria aberta e caminhões e carretas-pipa, que resultaram na coleta de 39 toneladas de resíduos.
No domingo (4), para o Furdunço, também no Circuito Orlando Tapajós, a empresa estruturou e operacionalizou os serviços de varrição, catação, coleta e lavagem de vias. A ação contou com 239 agentes de limpeza e 25 equipamentos, gerando a coleta de cerca de 42 toneladas de material.
“A partir de agora, nossas operações rodam diuturnamente, até o final do Carnaval, para manter a cidade limpa e deixar os circuitos organizados até o início da manhã seguinte, proporcionando um ambiente limpo para todos os foliões”, ressalta o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.