Para garantir a limpeza durante o Carnaval 2024, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma megaoperação especial com mais de 3 mil profissionais atuando em todos os dias nos circuitos oficiais, Carnaval nos Bairros e nas ilhas da capital baiana. Caminhões-pipa, caminhões de sucção e triciclos são alguns dentre os 218 equipamentos que serão utilizados para dar suporte aos serviços realizados.
Além disso, 3,3 mil banheiros químicos e 90 climatizados estarão disponíveis para a população em pontos estratégicos dos circuitos. Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, a expectativa é entregar um serviço com ainda mais excelência neste ano.
“Além das nossas ‘Passarelas da Limpeza’, onde nossos agentes atuam perfilados realizando a varrição antes e depois a passagem de cada trio, nossos serviços serão prestados 24h por dia, com equipes preparadas para entregar aos baianos e turistas uma cidade limpa após cada dia do maior Carnaval do planeta”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.
Iniciativas – Pela primeira vez a Limpurb, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e a Bahia Transferência e Tratamento de Resíduo (Battre) anunciaram o compromisso de neutralizar as emissões de carbono durante o Carnaval 2024 com certificados reconhecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU. Por meio de métodos e tecnologias aplicadas no AMC, o metano – gás advindo da decomposição anaeróbica dos resíduos – é capturado e transformado em biogás, evitando que o gás seja liberado na atmosfera na forma bruta, produzindo os “créditos de carbono”.
Durante a folia, também serão instaladas oito Centrais de Apoio ao Catador, espaços para a compra e venda de materiais recicláveis. Gerenciados por 14 cooperativas, esses locais contarão com o suporte da Limpurb que, além de viabilizar a infraestrutura, também vai fornecer oito caminhões de coleta para transporte diário dos recicláveis coletados nesses locais.
Outra iniciativa apoiada pela Limpurb é o projeto “Plástico é vida, reciclando na avenida”, ação voltada para a coleta exclusiva de parcela dos plásticos gerados no Circuito Dodô (Barra/Ondina). A iniciativa surgiu em 2018, a partir da identificação de que, ao longo dos anos, as latinhas de alumínio têm sido o material reciclável mais coletado nos eventos festivos, em detrimento aos plásticos e outros materiais recicláveis, devido ao baixo valor comercial que apresentam.
A campanha é realizada nas madrugadas, com a atuação conjunta entre equipe de coleta e os cooperados da Bariri, a partir do início do serviço de limpeza das vias. No Carnaval 2023, mais de 19 toneladas de plástico foram coletadas pelo projeto.
Texto: Ascom/Limpurb