Carlos Henrique Passos assume a presidência da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), sucedendo a Ricardo Alban, agora presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A cerimônia de posse ocorreu nesta sexta-feira (17) em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
Escolhido pelo conselho de representantes da FIEB em julho deste ano, Carlos Henrique Passos atuará como presidente até 2026. Ele assumiu como presidente em exercício até o final de outubro. A nova gestão da FIEB tem como meta fortalecer o papel da instituição como agente de desenvolvimento no estado, enfocando a interiorização dos serviços por meio de entidades como SESI, SENAI, SENAI CIMATEC, IEL e CIEB, além de parceiros do Sistema S.
O novo presidente destaca a importância de fortalecer a relação da FIEB com o governo e enfatiza a continuidade do trabalho em andamento. “Nosso mandato será de continuidade ao trabalho que já vem sendo feito, priorizando os serviços da indústria no interior do estado da Bahia, na valorização e no oferecimento dos serviços às micros e pequenas empresas do estado e no desenvolvimento tecnológico da indústria, para que todo setor industrial possa alcançar a melhoria da sua produtividade e da competitividade”.
O governador Jerônimo Rodrigues elogiou a importância da FIEB como impulsionadora das atividades industriais no estado, expressando sua expectativa de parceria nos próximos anos. Durante a posse, também foram empossados Renata Lomanto e Benedito Almeida Carneiro Filho como vice-presidentes, e Hilton Barbosa Lima e Paulo Cintra como diretores titulares. O evento contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, dos secretários da Fazenda, Manoel Vitório, e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, além da secretária de Educação, Adélia Pinheiro.
A FIEB, fundada em 1948, é uma entidade de direito privado que reúne 44 sindicatos empresariais associados, representando mais de 20 mil indústrias em todo o estado da Bahia. Integrante do Sistema FIEB, a instituição tem a responsabilidade de promover a atuação integrada das demais entidades (CIEB, SESI, SENAI e IEL).