Assim que os primeiros acordes do forró começarem a tocar em um dos dois palcos principais do maior São João da Bahia, a cidade de Santo Antônio de Jesus vai mostrar que está pronta para receber cerca 100 mil pessoas por dia, de 22 a 25 de junho, no Espaço do São João. Para manter o sucesso conquistado como um dos principais destinos juninos do Nordeste, o evento demanda grandes investimentos na infraestrutura e nas atrações musicais. Ao atrair milhares de turistas, o São João de SAJ impacta totalmente no crescimento da economia da cidade, gerando uma renda em torno de 50 milhões de reais, que envolve toda a rede produtiva , do pequeno agricultor até as grandes empresas.
As atrações musicais são essenciais para o sucesso de uma festa junina de grande porte no Nordeste. Para isso, SAJ sempre apostou em uma programação estrelada por artistas nacionais e baianos. No total de 40 horas de música, o público poderá conferir os shows de Bell Marques, Zé Neto e Cristiano, Nattan, Lucy Alves, Limão com Mel, Nadson o Ferinha, Mari Fernandez, Tayrone, Jaldo Rodrigues, Targino Godim, Del Feliz, Adelmário Coelho e Danniel Vieira. As atrações se revezam em dois palcos principais, com sistema de som e iluminação de ponta, montados no Espaço do São João.
“Enquanto prefeito e empresário, entendo a grande relevância do São João para o nosso município, principalmente, pelo incremento econômico que envolve toda a rede produtiva, favorecendo principalmente os pequenos comércios, os comércios de bairro, as pessoas que disponibilizam casas para aluguel, e quem trabalha diretamente nos dias dos festejos. Além disso, o nosso São João é um patrimônio histórico e cultural da nossa cidade que cria memórias afetivas nos nossos munícipes e turistas que vêm experienciar a cultura junina no interior”, comenta Genival Deolino Souza, prefeito de Santo Antônio de Jesus.
Com 110 mil habitantes, a maior cidade do Recôncavo baiano está acostumada com o número da população duplicar no período do São João. A festa gera cerca de 2.000 empregos diretos e um número incalculável de indiretos quando se acrescenta a economia informal. A economia movimenta todos os setores da cidade, principalmente o hoteleiro, que tem ocupação de seus 1.250 leitos esgotados nos hotéis e pousadas. Neste período também aumenta a procura de aluguel de temporada, gerando uma renda extra para quem disponibiliza suas casas. Para obter mais informações é só acessar o Instagram @sedemasaj.
A decoração é uma atração à parte do São João. Tradicionalmente a população aguarda o dia que as ruas e o Espaço do São João começam a receber 6.000 quilos das coloridas bandeirolas. O ritual é considerado o ponto de partida da festa. A decoração e o ritmo do forró se estendem até a Feira Livre, outra atração concorrida da cidade que reúne agricultura familiar, culinária e produtos regionais, entre muitas outras novidades.
GASTRONOMIA & BALONISMO
Na gastronomia, SAJ oferece muitas opções de bares e restaurantes de cozinha internacional, regional e nordestina. Destaque para a criatividade dos chefs que comandam os restaurantes Bode na Brasa, Dona Norminha, Oásis do Moura, Cantinho da Rosa e Cantinho da Roça, vencedores da premiação Panela de Bairro, promovida pela TV Bahia. Neste roteiro, vale a pena também conhecer a produção de licor, que ficou famosa na região através das marcas Dona Maria, Brazeiro e o da Ksa.
As belas paisagens da região encantam quem quer sentir a magia de voar de balão. No voo com duração em média de 1 horas, o balão navega pelos vales do Recôncavo, fazendas, rios e por SAJ. O balão tem capacidade para 12 pessoas, que durante o passeio são acompanhadas por cinco profissionais. Os passeios de Balão podem ser marcados através do Instagram @bahiabalonismo e do telefone (75) 98815-4400.
INFRAESTRUTURA GERAL
Além do palco com infraestrutura de ponta, o Espaço do São João vai receber em anexo um backstage equipado com camarins e sala de imprensa. Dentro do circuito, o setor de alimentos envolve 100 famílias a frente das barracas que irão comercializar bebidas, comidinhas de rua e típicas juninas. Estes trabalhadores contam com o apoio de uma equipe especializada da prefeitura de SAJ, que atendem os filhos dos trabalhadores enquanto os pais trabalham na barraca.
A área de shows também contará com espaços institucionais para órgãos públicos e parceiros e posto médico. Em torno da festa, serão distribuídos mais de 300 sanitários químicos e estacionamento para melhor comodidade para o público local e turistas.
Para maior segurança do público, os postos da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros estarão distribuídos em pontos estratégicos. A equipe de segurança será reforçada com mais de 100 seguranças particulares, equipe de brigadistas e da Guarda Municipal. As ruas receberão iluminação mais forte, barreiras com detectores de metal e monitoramento eletrônico nas entradas e no circuito principal.
Os profissionais envolvidos na organização do evento é um show à parte. São diversas equipes de secretarias e órgãos municipais trabalhando de mãos dadas com técnicos e times de apoio contratados para fazer o Melhor São João da Bahia
Fotos: Luciano Almeida/Ascom PMSAJ
Redação: Jornalista Jamil Moreira Castro
[ngg src=”galleries” ids=”48″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]