A partir de hoje, você vai conferir nas nossas redes sociais, fatos históricos, em homenagem aos 60 anos de Município de Muniz Ferreira.
Durante o mês de Julho, iremos contar a NOSSA HISTÓRIA para a NOSSA GENTE. Cultura, Agricultura, Obras Históricas, enfim, #60anosdehistoriasdanossagente.
?O Barão de Taitinga e as origens de Muniz Ferreira-Bahia.
?Antônio Francisco Tinta, primeiro e único barão de Taitinga (Nazaré das Farinhas, Bahia 02/08/1809 — 22/03/1886) foi um nobre brasileiro. Nasceu na Vila de Nazaré das Farinhas, era dono de engenhos na referida Vila e no bairro de Nazaré, em Salvador. Foi chefe do estado-maior, chefe da Guarda Nacional na Bahia, Comendador, e agraciado com o título de Barão em 17/05/1872 por Sua Majestade Imperial, D. Pedro II, em razão dos serviços prestados à Nação. Filho de Antônio Francisco Tinta e D. Florinda do Amor Divino, donos da fazenda Paracoara, às margens do rio Jaguaripe.
A cidade de Muniz Ferreira começou na antiga fazenda Paracoara, pertencente ao Barão de Taitinga, e que mais tarde seria doada ao mulato Estevam Leone Tintas.
A fazenda, localizada nas margens do rio Jaguaripe e com área aproximada de 2.500 tarefas (1.089 ha) tinha um engenho de cana-de-açúcar que cultivava também mandioca, banana e dendê, dentre outras atividades agrícolas. Sua sede serviu como ponto de parada para os trens da estrada de ferro até que fosse construída a estação ferroviária.
#60anosdehistoriasdanossagente #municipiodemunizferreira #nossaterranossagente