Na última quarta-feira (25), o décimo caso de raiva em morcegos foi oficialmente confirmado em Feira de Santana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade, o morcego infectado foi encontrado no bairro Ponto Central e, felizmente, não teve contato com seres humanos. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está tomando medidas preventivas na região.
A saga desse surto começou em 24 de agosto, quando o primeiro caso foi relatado, embora o local exato do incidente não tenha sido divulgado. As ocorrências subsequentes foram registradas em setembro nos bairros SIM, Gabriela e Queimadinha. No mês de outubro, novos casos surgiram com a descoberta de morcegos mortos nos bairros Feira X, Santo Antônio dos Prazeres, no distrito de Maria Quitéria (São José) e na avenida Maria Quitéria.
Todos os casos foram confirmados após análises minuciosas realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).
Para evitar a propagação da raiva, as autoridades estão intensificando a vacinação em cães e gatos no município. Até sexta-feira (27), a equipe estará aplicando a vacina nesses animais.
Caso um morcego morto seja encontrado, a orientação é acionar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pelo número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames que determinarão se está ou não infectado com o vírus da raiva. É enfatizado que se deve evitar qualquer contato com morcegos, dada a preocupante situação de propagação da doença.