Muniz Ferreira, cidade do recôncavo baiano, voltou a registrar casos de Covid-19, nesta semana.
As autoridades sanitárias reabriram o centro de testagem, que vai funcionar na USF Plínio em Muniz Ferreira, das 13h às 15h30. Para ter acesso ao teste, é necessário estar com sintomas há pelo menos três dias. A decisão foi tomada após a cidade voltar a registrar casos da doença, porque desde 19 de agosto não havia nenhum caso ativo na cidade.
Segundo boletim epidemiológico, emitido pela Secretaria de Saúde, foram registrados 3 casos ativos de coronavírus, mantidos em isolamento. Desde o início da pandemia no Brasil, o município registrou 1.397 casos confirmados e 1.392 recuperados. 2 pessoas morreram por covid nos últimos 2 anos. Pelo efeito da vacinação e das doses de reforço, nenhuma internação foi registrada.
Vacinação
A Secretaria de Saúde libera a aplicação da quinta dose para imunocomprometidos, que são aqueles que possuem problemas imunológicos, o que é comum em pacientes oncológicos, soropositivos ou transplantados. A quinta dose também está liberada para gestantes e puérperas. A decisão de imunizar esse público-alvo foi tomada para garantir uma proteção mais intensa ao grupo de risco extremo. Segundo a secretaria, a vacinação está sendo realizada semanalmente nas unidades de saúde do município, e é preciso apresentar o documento de identificação, além de um comprovante de vacinação.
Fonte: Ascom