O governo de São Paulo deve retirar a partir desta quarta-feira (9/3) a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre, em locais como ruas, parques e praças. Em locais fechados, o uso permanecerá obrigatório.
O Comitê Científico se reuniu nesta terça-feira (8/3) e deve se reunir novamente às 11h de quarta para definir algumas regras, especialmente em relação ao uso do acessório nas escolas, segundo o Metrópoles apurou. O governador João Doria (PSDB) vai anunciar a decisão em coletiva às 12h45.
A flexibilização ocorre em um momento em que a cobertura vacinal está aumentando, inclusive com a terceira dose para a população maior de 18 anos, e com a diminuição nas internações e óbitos há mais de três semanas no estado.
A capital paulista já havia definido que há segurança suficiente para desobrigar a população de usar a proteção em locais ao ar livre, segundo um estudo da Vigilância Sanitária municipal de São Paulo.
O documento foi encaminhado ao Comitê Científico estadual e recomenda a liberação em ruas, praças e parques, mas indica que espaços fechados e no transporte público o uso deve permanecer.
Na última segunda-feira (7/3), a cidade do Rio de Janeiro aboliu a obrigação de usar máscaras em qualquer local, inclusive espaços fechados. Foi a primeira capital a fazer esse tipo de liberação. A cidade já havia liberado o uso da proteção em locais abertos desde outubro de 2021. Já Belo Horizonte (MG) derrubou a exigência de máscaras em ambientes abertos no último dia 4.