O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, publicou um vídeo nas redes sociais neste domingo (12) em que o rosto sorridente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em uma montagem carregando um caixão.
Neto utilizou os stories do Instagram para publicar a montagem com a foto do presidente no vídeo que ficou conhecido como “meme do caixão”.
A cena incomum é proveniente de funerais realizados em Gana, na costa oeste da África, gravados para uma reportagem realizada pela BBC em 2017.
A montagem mostra primeiro uma situação de vida ou morte, que é cortada no momento crucial para um vídeo completamente diferente e inusitado: um grupo de homens com trajes distintos dança e faz malabarismos com um caixão, enquanto seus passos e movimentos estão sincronizados com uma música eletrônica que, apesar de adequar ao ritmo dos passos, não parece ser o que estava tocando no momento da filmagem. O meme vem sendo utilizado para ilustrar situações que não acabam bem.
O ritual da dança em funerais é uma cerimônia tradicional em diversas regiões do continente africano. O objetivo é fazer um ritual que tenha como base a vida e não a morte.Por isso, o clima se assemelha muito mais a uma festa do que a um velório e causa surpresa, fato que tornou o meme tão popular.
No último final de semana, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro encenaram o meme em plena Avenida Paulista, um dos principais pontos turísticos de São Paulo, enquanto protestavam contra medidas de contenção ao novo coronavírus adotadas pelo governador João Doria (PSDB).