O policiamento foi reforçado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, após protestos de moradores pela morte do adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos. O reforço incluiu três viaturas, um blindado e um carro do Batalhão de Choque, que circulavam próximo às principais vias da comunidade. O adolescente foi morto a tiros na noite de segunda-feira, enquanto passava de moto com um amigo.
Tensão toma conta da comunidade
Na noite do crime, o clima de tensão tomou conta da comunidade. Moradores fecharam uma das vias durante a manifestação e um “grupo de populares atirou pedras contra os policiais e tentou vandalizar viaturas e objetos públicos”, segundo a PM. Tiros também foram disparados do interior da comunidade, o que motivou o acionamento do Batalhão de Controle de Multidão (RECOM) para apoio à ação da polícia.
Parentes se reúnem em velório do adolescente
Na manhã desta terça-feira, parentes do adolescente se reuniram na Igreja Evangélica Congressional da Cidade de Deus para o velório do adolescente. Segundo parentes, o corpo do menino será sepultado no Cemitério do Pechincha, na Zona Oeste, ainda nesta terça-feira.
Polícia Militar instaura procedimento para apurar o ocorrido
A Polícia Militar informou em nota que instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias do ocorrido e que “colabora integralmente com as investigações da Polícia Civil”. A Delegacia de Homicídios da Capital afirmou que a investigação está em andamento e que a arma do policial militar envolvido na ação foi apreendida.
Operação na comunidade resulta em prisão e apreensões
A PM informou que realizou operação na comunidade nessa segunda-feira com equipes do Comando de Operações Especiais (COE) e que policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreenderam drogas, uma granada e um cinto tático. Um homem foragido da Justiça foi preso e um automóvel e duas motocicletas roubados foram recuperados. As ocorrências foram registradas na 32ª DP.
Investigação em andamento
A Delegacia de Homicídios da Capital afirmou que a investigação está em andamento e que testemunhas serão ouvidas e demais diligências serão realizadas para esclarecer todos os fatos. A PM informou que dois homens numa motocicleta atiraram contra os policiais, que reagiram, mas moradores e familiares afirmam que não havia confronto no momento e que o adolescente estava desarmado.
Conflito entre polícia e comunidade
O conflito entre a polícia e a comunidade da Cidade de Deus é recorrente. A região é conhecida pela violência e pelo tráfico de drogas, o que faz com que a polícia esteja sempre presente na comunidade. No entanto, a falta de confiança dos moradores na polícia e os constantes casos de violência policial geram tensão e protestos na região.
Assista ao vídeo
Ver essa foto no Instagram