As ações conjuntas da Polícia Militar e Civil da Bahia resultaram na apreensão de mais de oito toneladas de drogas entre janeiro e outubro de 2024. As operações ocorreram em Salvador, na Região Metropolitana e em várias cidades do interior do estado.
Ao longo do mesmo período, as autoridades localizaram e desativaram 20 laboratórios de drogas, com os casos mais recentes registrados em Itapuã e Vila de Abrantes, onde 120 kg de maconha foram confiscados.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou o impacto das operações no combate ao crime organizado: “Localizar e apreender drogas é prioridade das Forças Estaduais e Federais. Seguiremos com as ações de inteligência contra as facções, buscando também retirar das ruas os principais líderes criminosos.”
Além das apreensões, as Forças de Segurança erradicaram cerca de 500 mil pés de maconha no estado durante os dez primeiros meses do ano, como parte dos esforços para desarticular financeiramente as facções criminosas. A estratégia busca descapitalizar os grupos e reforçar a segurança nas regiões mais vulneráveis.