No último domingo (12), um homem identificado como Cristóvão Augusto de Lima, de 59 anos, foi preso em Congonhas, Minas Gerais, sob acusação de importunação sexual de uma menina de apenas nove anos. O crime ocorreu em um supermercado da cidade, onde a vítima acompanhava a mãe.
Imagens do circuito de segurança do estabelecimento flagraram o momento em que o agressor observa a criança e, enquanto a mãe se abaixa para pegar um produto, ele agarra a menina por trás e esfrega seu corpo nela.
A mãe, que entrou em desespero ao perceber a situação, assistiu impotente enquanto o criminoso fugia do local.
Fiscais do mercado imediatamente acionaram a Polícia Militar, que utilizou as imagens das câmeras para identificar o suspeito e localizá-lo em um bar no centro da cidade. Segundo a polícia, Cristóvão Augusto de Lima já possui passagens pelo sistema prisional por outros crimes da mesma natureza.
O crime de importunação sexual é considerado hediondo e pode ser punido com até cinco anos de prisão.
Infelizmente, casos como este reforçam a importância de medidas preventivas para evitar a violência sexual contra crianças, bem como a necessidade de uma resposta efetiva do sistema de justiça criminal para coibir esses crimes e proteger as vítimas.
Veja o vídeo abaixo: