Um fenômeno natural semelhante a um tornado foi registrado na zona rural de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O evento, que gerou grande repercussão após ser filmado por um celular e compartilhado nas redes sociais, ocorreu sobre uma fazenda e chamou a atenção pela sua característica de funil, ligando uma nuvem ao solo.
O G1 esclareceu que, apesar das semelhanças com um tornado, especialistas esclarecem que o fenômeno registrado foi, na verdade, um “landspout”, um tipo de vórtice de menor intensidade.
Segundo o agrometeorologista Marcos Vanderlei, os landspouts são fenômenos gerados por instabilidade atmosférica e possuem uma potência reduzida em comparação aos tornados. Ainda de acordo com o site, o fenômeno pode causar danos como a derrubada de árvores e afetar telhados, não têm a força destrutiva dos tornados.
Vanderlei também ressaltou que, embora os tornados sejam conhecidos por seus ventos fortes de 60 a 80 km/h, o landspout registrado no Oeste da Bahia é de uma intensidade bem inferior, com impacto limitado.