Em um recente anúncio, a Petrobras revogou a Paridade de Preço de Importação (PPI) e implementou reduções nos preços do gás de cozinha, gasolina, GLP e diesel, trazendo possivelmente algum alívio para os consumidores. No entanto, se você mora na Bahia ou em Sergipe, suas esperanças de ter algum dinheiro extra no final do mês podem ser frustradas. Apesar da nova estratégia implementada pela empresa estatal de petróleo, as reduções de preço não afetarão os valores praticados atualmente nesses dois estados.
A razão para essa discrepância está na Refinaria de Mataripe (anteriormente conhecida como Refinaria Landulpho Alves), responsável pelo abastecimento da Bahia e Sergipe. Desde sua privatização em novembro de 2021, a refinaria opera de forma independente em relação à política de preços da Petrobras. Em comunicado, a Acelen, empresa que administra a refinaria em nome do fundo Mubadala Capital, confirmou que segue sua própria política de preços.
Como resultado, enquanto outras regiões podem usufruir de preços mais baixos para gás de cozinha, gasolina, GLP e diesel devido à nova abordagem da Petrobras, os residentes da Bahia e Sergipe não terão os mesmos benefícios. É importante que os consumidores desses estados estejam cientes dessa disparidade e ajustem suas expectativas de acordo.