No Dia Internacional da Mulher, uma professora negra do Centro de Ensino Médio (CEM) 9 de Ceilândia, no Distrito Federal, foi presenteada por um aluno com uma esponja de aço. A atitude, filmada pelos colegas de uma turma do terceiro ano, foi considerada conscientemente mach1sta e rac1sta por outros alunos da escola.
No vídeo, é possível ver a professora de português constrangida ao receber a sacola com a esponja. Apesar de ter aceitado o presente, ela disse que faria isso porque “tudo o que vem, volta”. Alguns estudantes relataram que a docente chorou depois da humilhação pública.
De acordo com um dos alunos presentes, o estudante que entregou a esponja chegou a brigar com aqueles que criticaram sua atitude. Ele teria usado o termo “beta” para xingar os colegas, uma expressão utilizada em um universo de misoginia para dizer que o homem é submisso à mulher.
Alunas mulheres e negras da escola ficaram muito ofendidas com o ocorrido. O estudante que testemunhou a repercussão na escola denunciou o incidente para a direção, juntamente com sua namorada. Em um áudio enviado a grupos de WhatsApp, o aluno responsável pela humilhação chegou a ameaçar repetir a atitude com outras meninas.
Veja o vídeo abaixo: