Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgou nesta terça-feira, 28, que a casa hora, 97 celulares foram roubados ou furtados no país em 2021. No ano passado, foram 2.321 aparelhos levados diariamente das vítimas no Brasil.
Ao todo, 847.313 celulares foram subtraídos por criminosos no ano passado, o que indica estabilidade, apenas 21.390 a mais em comparação com 2020. Com maior concentração nas grandes cidades, os casos despertam a atenção das autoridades devido à possibilidade de acesso aos dados bancários das vítimas. E ganham projeção com a propagação de vídeos registrando os crimes.
Foi o que ocorreu em dezembro de 2021 em uma área nobre de São Paulo, quando imagens de câmeras de vigilância flagraram um homem aplicando um mata-leão em uma vítima para roubar um celular. Assim que o alvo da ação foi imobilizado e ficou de joelhos, um comparsa se aproximou para levar o aparelho.
Com base nas imagens, a Polícia Civil conseguiu identificar e prender os suspeitos. O inquérito já foi concluído e encaminhado à Justiça.
Via RomaNews.