Três policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 65ª Companhia Independente da PM (CIPM) foram filmados abordando um homem negro dentro da própria casa na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Na filmagem, os agentes acusam o morador de ter corrido ao avistar a viatura policial e, em um determinado momento, rasgam a camisa dele após um empurrão.
Abordagem aconteceu na presença dos filhos
A abordagem aconteceu na presença dos dois filhos menores de idade do morador. A esposa do homem tenta explicar aos policiais que ele entrou na casa para buscar seu celular, não por estar fugindo da equipe policial. O marido expressa seu descontentamento, mas o policial nega, confrontando-o: “Por que você correu ao ver a viatura?”
PM afirma que investigará o caso
Em comunicado, a assessoria de comunicação da Polícia Militar informou que “o Comando de Policiamento Regional do Leste (CPRL) recebeu a denúncia, a qual foi encaminhada à unidade onde os policiais militares estão lotados, a fim de que se proceda com a investigação apropriada”. A ação dos policiais gerou revolta nas redes sociais e reacendeu o debate sobre o racismo estrutural na segurança pública.
VÍDEO
Ver essa foto no Instagram