‘Palhaços do Rio Vermelho – o curta’, conta a história da manifestação pré-carnavalesca, que surgiu em 1986, na Rua Ilhéus, no famoso bairro do Rio Vermelho em Salvador, quando o artista plástico Ruy Santana, ao perceber que a rua não estava mais interessante para brincar o carnaval e a fantasia já tinha sido substituída por mortalhas e abadás, criou o movimento cultural que através do mais simbólico e querido personagem circense resgata o lado poético da festa. O documentário será exibido na TVE nesta sexta-feira (10), Dia Internacional do Palhaço, às 20h.
Dirigido por Lilih Curi e roteiro de José Araripe Jr, o filme mergulha na história do movimento, acompanha o divertido e colorido desfile e retrata o que acontece para a realização da festa, destacando o encanto, a alegria e as emoções que centenas de palhaços provocam nos frequentadores do festejo. A celebração faz parte do calendário turístico soteropolitano e é uma oportunidade de confraternização de profissionais de circo, teatro, burlescos e, principalmente, dos foliões que incorporam sazonalmente a fantasia como forma de expressão libertária.
A iniciativa é uma idealização da RG Produção Cinematográfica e foi viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.instagram.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
Documentário ‘Palhaços do Rio Vermelho – o curta’
Sexta-feira (10), às 20h
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline