O diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira, realizou encontro na manhã desta quinta-feira (25) com o diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo, tendo como uma das pautas o anúncio da realização do II Fórum Bahia-China. O evento vai acontecer no dia 21 de maio de 2024, no Hotel Deville, em Salvador.
O evento marcará as celebrações dos 50 anos da relação diplomática Brasil-China na Bahia e vai avançar nas discussões sobre os conteúdos do intercâmbio da SEI com a Academia de Ciências Macroeconômica de Shandong (China). Trará os temas Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono, Transição Energética e Cidades Inteligentes.
“O fórum está sendo construído em interlocução com diversas setoriais e órgãos do Estado. É uma oportunidade de fomentar relações científicas, culturais, institucionais e comerciais entre a China e a Bahia”, disse o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira.
“Este ano, maturamos a relação iniciada na primeira edição do evento, realizada em maio de 2023, e iremos avançar na agenda de estudos conjuntos sobre os potenciais da Bahia nos temas Logística de Transportes, Economia de Baixo Carbono, Transição Energética e Cidades Inteligentes, com a vinda de seis headmasters da Academia de Shandong”, completou o gestor.
Agenda de estudos
Além do evento, os dirigentes e equipes trataram da agenda técnica de visitas da comitiva, formada por seis cientistas doutores da Academia de Shandong e representantes do Consulado-geral da República Popular da China no Rio de Janeiro.
Entre os dias 20 e 23 de maio, a comitiva vai conhecer diversos equipamentos, incluindo o interesse no potencial da logística de transportes atrelada à Baía de Todos os Santos (BTS). A visita incluirá a apresentação da Codeba sobre os portos da BTS e detalhamento do Porto de Aratu.
“Temos a maior baía navegável do hemisfério sul. Iremos apresentar todo o potencial geográfico, os hubs, os equipamentos privados e o cluster da economia do mar”, adiantou o presidente da Codeba, Antonio Gobbo.
“O objetivo da SEI é apresentar aos chineses o cenário atual da logística no estado, para que possam agregar ao estudo existente sua visão de oportunidade na implementação, na Bahia, de um portal de entrada para o Brasil e América Latina”, explicou o diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto.
Participaram da reunião Carlos Luciano Santana, chefe de gabinete da Codeba, e o diretor administrativo, Leandro Gaudenzi; a técnica da SEI Aline Virgílio, e a assessora jurídica da SEI, Thaiana Assis.
Fonte: Ascom/SEI