A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta quinta-feira (07), do lançamento do Brasil Mais Produtivo, programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que visa apoiar a produtividade e a transformação digital para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) do Brasil. Com meta de impactar até 200 mil empresas industriais e realizar mais de 90 mil atendimentos a MPMEs de todo o país, o programa prevê investir, nos próximos quatro anos, R$ 2 bilhões na melhoria do setor.
Presente na solenidade, o secretário da SDE, Angelo Almeida, destacou a importância da iniciativa para as MPMEs baianas. “O programa visa não apenas fortalecer essas empresas, mas, também, alavancar o crescimento econômico do país como um todo. Com investimentos significativos e uma meta ambiciosa, o Brasil Mais Produtivo tem o potencial de criar um ambiente empresarial mais dinâmico e moderno, capacitando as MPMEs a enfrentar os desafios do mercado global. É um passo importante na direção certa para construir uma economia mais robusta e competitiva na Bahia e no Brasil”, disse.
O gestor também ressaltou a convergência entre o Governo Federal e o Governo do Estado como fator essencial para o desenvolvimento. “O compromisso conjunto, evidenciado pelo engajamento do governador Jerônimo Rodrigues, é essencial para impulsionar o desenvolvimento do nosso estado. A convergência de esforços é um exemplo claro de como a cooperação entre diferentes esferas e instituições pode resultar em benefícios significativos para a economia”, finalizou.
Participam do Brasil Mais Produtivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Brasileira de Desenvolvimento industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
O evento contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos; o coordenador de Indústria do Sebrae, Tercio Calmon; o diretor do Senai Cimatec, Rodrigo Vasconcelos; e o diretor Regional do Senai, Evandro Mazo.
Fonte: Ascom/SDE