A Polícia Técnica da Bahia participa do simulado de rompimento de barragem durante o IV Congresso Internacional de Desastres em Massa, realizado em Feira de Santana.
O evento tem por objetivo capacitar as forças de Segurança Pública e Defesa Social para atuarem em situações com múltiplas vítimas.
“O nosso maior desafio é fazer as Instituições que já sabem o que fazer, atuarem juntas. Se não houver um alinhamento, uma pode acabar prejudicando o trabalho da outra” pontuou Jeidson Marques, Coordenador do CIDEM.
O trabalho da Polícia Técnica em situações similares consiste na implantação do Protocolo de Identificação de Vítimas de Desatres e funciona em 4 fases. A primeira é a perícia de local e a busca e remoção de corpos, a segunda etapa é realizada pelo Instituto Médico Legal, a terceira consiste na coleta de informações ante mortem com os familiares e a quarta etapa é o confronto dos dados apresentados pelas famílias e os achados do IML para identificação das vítimas.
“O DPT só vai acessar o local após o trabalho das equipes de salvamento, para que possamos fazer as coletas dos vestígios” esclareceu o Perito Criminal, Wesley Lima.
O CIDEM começou dia 23 e termina hoje com a realização do Simulado.
Participaram do evento os Bombeiros Militares, SAMU, Secretaria da Saúde, Polícia Militar, Polícia Federal, Exército além de instituições policiais de outros estados.
Texto: Ascom/ DPT