Os soteropolitanos agora têm mais uma alternativa para registrar ocorrências criminais, com a implantação do primeiro terminal de autoatendimento da Delegacia Virtual, na Bahia, localizado na Estação Nova Lapa. O autosserviço oferece ainda mais rapidez e comodidade ao cidadão.
Durante este mês de novembro, o acesso ao sistema será de forma assistida, ou seja, policiais civis estarão à disposição no local para orientar o cidadão que precise registrar alguma ocorrência através da ferramenta. Um dos facilitadores é o investigador Jessé. “Apesar do sistema ser bastante intuitivo, a equipe está à disposição para tirar todas as dúvidas dos usuários no momento do preenchimento da ocorrência”, garantiu.
De acordo com o delegado Artur Guimarães, assessor especial do Gabinete da Delegada Geral da Polícia Civil, “o objetivo é popularizar o serviço e permitir que pessoas que não tenham computador em casa também possam registrar sua própria ocorrência pela internet, de forma mais rápida, mais prática e com toda a segurança que o sistema exige”. O delegado informou ainda que a expectativa é expandir o projeto do autoatendimento para outros pontos de grande circulação de pessoas na capital e também para o interior do estado.
O fotógrafo Antônio Reis aprovou a inovação. “São muitos benefícios, porque além de não precisar ir à delegacia, ainda tem pessoas no terminal de autoatendimento que podem lhe orientar. A pessoa perde um celular, um documento, já chega aqui, de imediato, e ela mesma registra a ocorrência. Vai facilitar muito”.
Além do terminal de autoatendimento, os usuários podem continuar registrando ocorrências de qualquer lugar com acesso à internet, por meio do link delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
*Delegacia Virtual*
Em operação desde o dia 18 de outubro de 2021, quando substituiu a Delegacia Digital, a Delegacia Virtual está em uso em todas as unidades da Polícia Civil na Bahia. A plataforma compõe o sistema de procedimentos policiais eletrônicos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e permite a integração com outros dez estados que também utilizam a ferramenta.
Neste pouco mais de um ano de funcionamento na Bahia, já foram registradas mais de 185 mil ocorrências envolvendo maus tratos contra animais, perturbação do trabalho ou do sossego alheio, acidentes de trânsito sem vítima, injúria racial, violência doméstica contra a mulher, desaparecimento e localização de pessoas, ameaça e vias de fato.
Entre as opções disponibilizadas pela Delegacia Virtual, ‘perda ou extravio de documento e/ou objeto’ teve o maior número de registros, contabilizando, até o dia 8 de novembro de 2022, mais de 62 mil ocorrências, seguida de crimes de estelionato, com 43 mil; furto, com 25 mil; e roubo, com 17 mil boletins.
Repórter: Anderson Oliveira
Fotos: Joá Souza/GOVBA