O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas volumosas no Nordeste a partir desta terça-feira até sexta-feira. A previsão destaca áreas de instabilidade atingindo especialmente o sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão, e o Piauí.
O fenômeno de variabilidade intrasazonal conhecido como Madden-Jullian está associado ao aumento da umidade na região, resultando em chuvas acima do normal. Além disso, a circulação atmosférica, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, ao sul da Bahia, contribuem para as condições propícias.
“A chuva se intensificará a partir de terça-feira, atingindo o sul da Bahia e avançando para o interior do Nordeste. O período mais chuvoso deve persistir até sexta-feira, com destaque para possíveis volumes superiores a 100 mm em 24 horas, principalmente no litoral sul da Bahia,” alertou o Inmet.
Chuvas intensas já foram registradas nesta segunda-feira no Ceará e no Piauí, impulsionadas pelos sistemas vorticiclônicos em altos níveis. O meteorologista do Inmet, Flaviano Fernandes, destacou que esses sistemas favorecem o aumento da nebulosidade e das chuvas na região nordeste.
A partir de terça-feira, uma frente fria associada aos sistemas vorticiclônicos pode causar mais chuvas, não apenas no sul da Bahia, mas se espalhando por toda a região Nordeste. O meteorologista ressaltou que todas as regiões do Nordeste estão propícias para chuvas, especialmente no interior, sem descartar o litoral leste e norte. Chuvas mais intensas são esperadas no Recôncavo baiano com a chegada da frente fria no sul da Bahia.