Parece até coisa de filme. A história de uma jovem baiana que viajou para o Japão para disputar um campeonato mundial de karatê, mas é a realidade. A karateca Sara Maria Correia está em Tóquio, capital japonesa, para disputar o 6º Campeonato Mundial de Karatê JKS (Japan Karate Shoto Federation), que ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho.
A passagem aérea da jovem foi concedida pela Secretaria da Educação (SEC), mas como Sara é menor de idade – tem 16 anos – é importante para seu desempenho que viaje acompanhada. Por isso, sua mãe, Tércia dos Anjos, recebeu a concessão de passagem aérea da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
“É uma emoção muito grande competir fora do país, especialmente no Japão. Nunca imaginei poder participar de uma competição dessa grandiosidade no país onde o karatê surgiu. Ainda não caiu totalmente a ficha, mas saber que vou representar meu país no berço do karatê é muito gratificante”, compartilhou a karateca.
Disputar um mundial envolve uma preparação intensa. Para Sara, os treinamentos foram diários à tarde e à noite, além de treinos nos fins de semana e feriados. A atleta ressalta a importância da preparação emocional para uma competição desse porte. “Sabemos que não vai ser fácil, pois vamos competir com os melhores dos melhores. No mundial, só vai quem está realmente habilitado. Será difícil ganhar, mas, como boa brasileira, não vou desistir fácil. Vou atrás das minhas medalhas e pretendo voltar medalhista”, afirmou Sara.
O histórico da atleta mostra que ela é capaz de conquistar grandes resultados. Apenas em 2023, foram cinco medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Sara ocupa atualmente o posto de campeã sul-americana em kata equipe e vice-campeã em kumitê equipe, ambas na categoria 15/16 anos. Determinada e pronta para a competição, o “filme” de Sara Maria Correia com a disputa do campeonato no Japão está para começar.
Fonte: Ascom/Sudesb