Celebrando 26 anos de fundação, o grupo Bira Negros de Fé, nascido no bairro do Curuzu, na região da Liberdade, transformou o samba no ritmo que não deixou ninguém parado na noite deste sábado (10), no Largo Quincas Berro d’Água. O tradicional e festivo largo, localizado no Pelourinho, foi tomado por baianos e turistas que se deliciaram com os autênticos clássicos do samba raiz brasileiro, além das músicas autorais do grupo.
Com um trabalho social ativo na região do Curuzu, o grupo considera que a música e o trabalho de ação social se conectam e podem ser, juntos, um caminho para a paz. “A música tem esse poder de conscientizar o povo sobre a importância da paz e da união”, destacou Bira, vocalista do grupo. Para ele, estar no Pelourinho fazendo show em pleno Carnaval reforça esse pensamento. “O Pelourinho é a nossa identidade, onde o passado e o futuro se encontram”, explicou.
De Salvador, mas morando em Curitiba, Adriana Coelho reuniu as amigas para curtirem a noite no Circuito Batatinha. “Olhei a programação e viemos sem medo de ser feliz. Amamos samba e a programação desse sabadãono Quincas Berro d’Água está demais” disse. Com nenhuma experiência no carnaval baiano, Mirtes Brás veio de Macapá, região Norte do Brasil, conhecer a folia e diz não ter se arrependido. “Nem quero pensar em voltar. Isso aqui é muito bacana, respeitoso. Folião e artistas se misturam em paz, com segurança e muita animação mesmo”, contou.
Com o tema “50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral”, o Carnaval da Bahia 2024, promovido pelo Governo do Estado, enaltece um dos principais pilares do Carnaval da Bahia: a herança africana e a expressão afro-brasileira.