A capital paraense, Belém, é a anfitriã da quarta edição do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que acontece nestas quinta (18) e sexta (19), com a participação de gestores de Comunicação de todo o país. Pesquisadores e autoridades estão entre os convidados para o conjunto de discussões que inclui temas como Inteligência Artificial na Prestação de Serviços Públicos; Liberdade de Expressão; o mercado após a queda do diploma de jornalismo; a evolução do rádio e da TV; a manutenção da essência e da audiência com a evolução tecnológica; entre outros assuntos.
As atividades foram iniciadas, hoje, no Palácio do Governo, com a prestação de contas do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, presidido pelo secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello. Em seguida, Sidney Hori Hawthone, CEO e cofundador da Aeonix Technopreneurs, startup norte-americana voltada para GenAI, apresenta palestra sobre “A inteligência Artificial na prestação dos serviços públicos”.
Programação
Nestes dois dias de evento, os participantes vão conhecer cases das secretarias de estados como o Rio de Janeiro, Acre, São Paulo e Rio Grande do Sul. A programação inclui ainda um encontro com André Luiz Costa Dias, diretor de relações institucionais e projetos especiais na Rede Globo, no Palácio do Governo; e com o ministro da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, Paulo Pimenta, que vai falar sobre os desafios da Comunicação.
As autoridades também serão recebidas pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e pela vice-governadora, Hana Ghassan. O encontro dos secretários estaduais receberá o ministro da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, Paulo Pimenta, que vai falar sobre os desafios da Comunicação no Governo Federal. Uma imersão ambiental e cultural na Ilha do Combu é um dos destaques do fórum. Na oportunidade, a vice-governadora Hana Ghassan, que é coordenadora do comitê estadual da COP 30, falará sobre oportunidades para o Brasil, como bioeconomia, turismo e crédito carbono.
A primeira edição do fórum ocorreu em Salvador, na Bahia, depois no Rio de Janeiro, locais onde foram discutidas as formas de combater a desinformação e as fake news. A terceira edição aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde abordaram temas como a regulamentação do investimento em blogs, transparência e boas práticas na publicidade digital e a relação dos governos com o jornalismo multiplataformas.