Em Cachoeira artesãs e artesãos apresentam suas produções
A Feira Artesanato da Bahia está de volta a Cachoeira com uma edição especial dentro da programação da tradicional Festa da Boa Morte, a partir deste sábado (12/08) até terça-feira (15/08), das 14h às 20h, na Praça Doutor Aristides Milton, na Rua Durval Chagas. Uma das mais antigas irmandades do país, a da Boa Morte é símbolo de uma sociedade religiosa, integrada por mulheres negras, que preserva as tradições afro-brasileiras. Esta demonstração de fé, devoção e resistência, pode ser vista durante a Festa da Boa Morte, realizada sempre em agosto, que reúne baianos e turistas do país e do mundo. Entrada franca.
O público que estiver participando da tradicional festa terá a oportunidade de adquirir produtos utilitários e decorativos para presentear ou para uso próprio. A herança cultural, como o barroco e a afrodescendência, e a natureza do Recôncavo influenciam totalmente em trabalhos diferenciados. As artesãs e artesãos da região e de Salvador utilizam técnicas diversas na criação de peças em cerâmica, entalhe de madeira, trançados de fibras naturais, richelieu, crochê, bordados, artes em tecidos, mosaicos, dobraduras e tecelagens.
“A Irmandade da Boa Morte é sinônimo de força e luta das mulheres negras da Bahia. A sua festa que ocorre em Cachoeira é um evento forte e cheio de simbolismo, mas é também um grande atrativo turístico. Por tudo isso e pela força ancestral do Artesanato da Bahia, é importante estarmos presente levando a energia das Artesãs e Artesãos durante a realidade dessa festa mágica”, afirma Weslen Moreira, coordenador da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia – CFA.
A Feira Artesanato da Bahia vai contar com a participação de artesãs e artesão do Território do Recôncavo e Salvador, reunindo os municípios de Cruz das Almas, São Félix, Santo Antônio de Jesus, Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Salvador e Cachoeira.
“Cachoeira, renova seus encantos em agosto com as festividades da Boa Morte. Nesse momento, sentimos a força de nossa ancestralidade pulsar em cada canto, através das celebrações da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. A herança africana vive em nossa comunidade, representada pela força feminina que, há dois séculos, mantém viva sua fé. Aos visitantes e turistas que estarão em nosso município, sejam todos bem-vindos”, convida Eliana Gonzaga, prefeita da cidade de Cachoeira.
A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com Associação Fábrica Cultural. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Cachoeira.