Nesta terça-feira (24), segundo grupo de estudantes atletas baianos embarcaram no Aeroporto Internacional de Salvador e no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, rumo a Recife, capital pernambucana, onde disputam os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Os representantes do karatê e do taekwondo se juntam à delegação baiana que viajou no dia 20 de setembro, quando começou a competição.
Ao todo, a Bahia será representada por 250 pessoas, sendo 188 competidores de 12 a 14 anos e demais entre dirigentes, fisioterapeutas, psicólogos e jornalistas nas disputas de 17 modalidades até o dia 03 de outubro. As duas modalidades de lutas possuem oito atletas e dois técnicos cada. Ao todo, nove cidades foram contempladas: Dias D’Ávila; Ilhéus; Juazeiro; Lauro de Freitas; Nova Canaã; Pojuca; Porto Seguro; Salvador; e Uruçuca.
Enquanto a karateka Maria Taciane e a técnica Thaiane Souza partiram de Petrolina, os demais representantes de Salvador e Lauro de Freitas, ambos na Região Metropolitana, além de Pojuca, estavam animados. Lyoto Lima, o representante de Pojuca que vai competir tanto na variação kata como no kumitê (-45kg), está com boas expectativas para sua primeira participação. “Quero chegar em primeiro lugar para competir o sul-americano na Colômbia.”
A soteropolitana Janaína Oliveira, de 13 anos, também está animada em representar o estado e o seu Colégio Estadual Roberto Santos, em Castelo Branco, no JEB’s e, por consequência de um bom resultado, na etapa continental. “Minha expectativa está alta para conseguir essa vaga.”
Dentre os representantes do taekwondo, todos são do interior do estado, como Isabela Brandão, de 13 anos, que vai para sua segunda participação nos Jogos Escolares pela categoria até 51kg após conquistar medalha de ouro na série prata no ano passado. “Esse ano, espero muito medalhar na série ouro com mais expectativas porque sinto que evoluí tecnicamente e mentalmente. Acho que vai ser um ano ótimo com mais uma medalha de ouro, mas na série ouro”, conta.
Já Hadassa Maria, da Escola Municipal Maria Antonieta Conceição, em Uruçuca, baixo sul do estado, vai para sua primeira participação “É mais uma experiência, mais uma motivação em trazer uma medalha para minha cidade, representando a minha escola. Estou muito nervosa, não vou mentir, mas espero que venham muitas medalhas para a Bahia”, expressa.
Jogos Escolares – O terceiro bloco de estudantes atletas irão embarcar em 27 de setembro, completando, assim, a delegação baiana que representará o estado na competição nacional organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com execução da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), concedem uniformes e as passagens aéreas aos atletas e dirigentes baianos.
Fonte: Ascom/Sudesb