O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma ação do Projeto Cajazeiras na Arte e Cultura (Cajaarte). A iniciativa é fruto da parceria entre os diretores das escolas estaduais de Cajazeiras e a Secretaria da Educação do Estado (SEC).
O unidade escolar abrirá as portas para os estudantes e a comunidade, das 8h às 16h, para um dia repleto de atividades e serviços gratuitos. A abertura do evento será realizada pela banda musical do Corpo de Bombeiros, na quadra da escola. Ao longo do dia, serão promovidas palestras e oficinas realizadas pelo Centro de Ensino Grau Técnico e Instituto Mix; marcação de consultas médicas para cirurgias; entrega de escrituras residenciais pela Habitação e Urbanização da Bahia (Urbis); e emissão de segunda via do RG pelo Instituto de Identificação Pedro Mello.
O Projeto Cajaarte foi criado em 2008, com o objetivo de promover a cultura da não violência nas escolas e na comunidade do entorno, contando com parcerias de diversos órgãos públicos e privados. Desde março deste ano, a iniciativa proporciona momentos de lazer, aprendizado e cuidado para os moradores da região.
Além do Colégio Estadual Rafael Oliveira, outras sete instituições educacionais receberão as ações do Cajaarte até o mês de novembro. São estes os colégios estaduais: Dona Mora Guimarães, José Luiz de Oliveira, Renan Baleeiro, Batista Neves, Oliveira Brito, Leal Leal e Edivaldo Brandão.
Confira a programação completa
Palestras
Abandono Digital e os Perigos na Internet – DERCCA Prevenção ao Uso de Drogas – 22° Batalhão da Polícia Militar. Primeiros Socorros – Corpo de Bombeiros Cultura da Paz – Dercca Saúde Sexual e Planejamento Reprodutivo – Maternidade Albert Sabin (Maria Rita) Meio Ambiente: abastecimento de água e esgotamento sanitário – Embasa (Nany) Namoro Legal – SPREV Educação para o Trânsito – Batalhão de Polícia Rodoviária Dialogando com Jovens e Adolescentes sobre Violência Doméstica – Ronda Maria da Penha Educação Empreendedora – Sebrae (Marcelo Dutra) Promoção da Saúde Mental na comunidade – Hospital Eládio Lasserre (Mônica).
Oficinas
Oficina de Dança de Percussão – Caixa Cultural (Instituto a Mulherada) Oficina de Teatro – Caixa Cultural (Maria Araújo) Escrita Criativa e Literatura de Cordel – Caixa Cultural (Maviael Melo) Trançando Mangá – Caixa Cultural (Marcone Pereira).
Fonte: Ascom/SEC