Seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, o ovo é um daqueles alimentos que está sempre presente na mesa dos brasileiros. E, na Bahia, esse ingrediente essencial ganhou um motivo especial para ser celebrado neste dia 11 de outubro. No 2º trimestre de 2024, o estado atingiu seu melhor resultado histórico na produção de ovos de galinha, com mais de 22 milhões de dúzias. Esse crescimento expressivo tem a mão da agricultura familiar, que, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está impulsionando a produção em comunidades rurais por todo o estado.
Com investimentos em infraestrutura e assistência técnica para agricultores e agricultoras familiares, a CAR vem apoiando a expansão de suas atividades e a melhoria das condições de trabalho. Entre as iniciativas estão a implantação de galinheiros, fornecimento de insumos e aves, e a construção de entrepostos para embalagem e comercialização dos ovos.
Esse apoio tem transformado a vida de agricultores familiares, como Gleide de Oliveira, da comunidade de Bomba, no município de Belo Campo. “Antes do investimento, eu só criava sete galinhas e um galo, alimentando-os com milho. Hoje, graças ao apoio da CAR, tenho 200 galinhas, planto moringa e, além de ovos, vendo galinha abatida em uma rede de Conquista. A assistência técnica que recebemos mudou completamente nossa produção”, conta Gleide.
Outro exemplo de sucesso é Edilson Pereira, agricultor familiar de Queimadas, em Governador Mangabeira. Com o apoio da CAR, Edilson conseguiu expandir sua criação para mais de 250 galinhas e produz mais de 50 dúzias de ovos por semana. “Agora, com um espaço adequado e telado, posso manter a produção durante todo o ano, mesmo no período das plantações. Esse projeto mudou nossa vida, e hoje vendo na feira, na Assembleia Legislativa em Salvador, e até faço entregas por encomenda”, comemora Edilson.
Entrepostos agrega valor a produção
Uma das estratégias importantes para alavancar a avicultura familiar no estado foi a implantação de Entrepostos de Ovos. Esses centros de processamento são fundamentais para agregar valor à produção, garantindo que os ovos cheguem ao mercado com maior qualidade e em conformidade com as normas sanitárias.
No município de Pintadas, o Entreposto da Cooperativa de Produtores de Aves e Suínos (Coopaves) tem capacidade para processar 3.600 ovos por dia, aumentando o valor agregado do produto e abrindo novas oportunidades de comercialização. “A chegada desse entreposto agregou valor à produção. Hoje, minha renda vem da galinha caipira. É um investimento que dá certo, gera renda e melhora a vida de muitas famílias”, explica Lenildo Rios, diretor-presidente da Coopaves.
Nesta sexta-feira (11), Dia do Ovo, os resultados são claros: o apoio contínuo à agricultura familiar fortalece a economia local, mas também gera oportunidades e promove a segurança alimentar no estado. Com a Bahia consolidada como um dos principais produtores de ovos no país, os agricultores familiares têm mais esse sistema produtivo para garantir renda e um futuro sustentável.
Fonte: Ascom/CAR