Nos últimos 15 dias, a Bahia testemunhou um crescimento alarmante de casos de Covid-19, com um aumento de 194% em comparação à quinzena anterior. Dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), revelam que 1.519 casos foram confirmados entre 23 de outubro e 5 de novembro, em comparação com 516 casos registrados de 9 a 23 de outubro.
Além disso, o mês passado viu um aumento preocupante, com cinco óbitos relacionados ao Covid-19 e dez casos notificados em períodos anteriores. A situação continua a se agravar em novembro, com três óbitos nos primeiros cinco dias do mês, ressaltando a urgência de medidas eficazes de contenção.
A médica infectologista Áurea Paste, coordenadora da residência de Infectologia do Instituto Couto Maia (Icom), identifica dois fatores contribuindo para esse aumento significativo: a dificuldade em distinguir Covid-19 dos sintomas da gripe e a tendência à banalização da doença.
A população da Bahia é instada a permanecer vigilante e seguir as diretrizes de saúde pública, incluindo o uso de máscaras, distanciamento social e a busca por vacinação. As autoridades de saúde estão trabalhando incansavelmente para conter a disseminação do vírus e evitar uma sobrecarga do sistema de saúde do estado. A colaboração de todos é essencial para enfrentar esse desafio crescente e proteger a saúde pública.