Produtos de origem e de qualidade diferenciada da agricultura familiar da Bahia, a exemplo de cacau e chocolates, flocão de milho não transgênico, doces e geleias de umbu e maracujá da Caatinga, cafés especiais, iogurtes, castanhas de caju, biscoitos, dentre outros produtos, marcam presença, até este domingo (17), no Origem Week Bahia, que acontece no Centro de Convenções de Salvador.
No evento, o público tem a oportunidade de vivenciar a Bahia e celebrar a cultura, o artesanato e a gastronomia baiana, além de conhecer produtores que constroem a história da Bahia e explorar aromas e texturas de produtos típicos. A programação inclui, ainda, palestras, seminários e apresentações gastronômicas para todas as idades, com exibições de profissionais da gastronomia.
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), é uma das apoiadoras do evento. Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, destacou, na abertura da Feira, que esse é um espaço de apresentação para o público da capital e região metropolitana do que está sendo produzido pela agropecuária baiana, especialmente da agricultura familiar e, também, por artesãos e artesãs: “a diversidade que se encontra aqui é belíssima e o potencial que essa feira traz para a agricultura familiar é fantástico, porque abre novos horizontes para essas cooperativas”.
Samara Zuanny, que é estudante de Gastronomia e visitou os estandes da agricultura familiar, contou que gosta muito de participar de feiras como essa do Origem Week, e de conhecer novos produtos, especialmente os produzidos pela agricultura familiar. Ela aproveitou para garantir os produtos da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag).
“Gosto muito da Coopag. Já conheço há uns dois anos e sou fã dos produtos, que são de qualidade. Venho a essas feiras sempre para privilegiar os produtos da nossa Bahia, do nosso Brasil. Acho que temos que incentivar esses produtores, que fazem tudo com muito carinho e cuidado, pensando sempre em oferecer o melhor para a gente, para colocar na mesa produtos de qualidade”, ressaltou Samara.
O gerente comercial da Bahia Cacau, Josivaldo Dias, observou que essa é a terceira edição que a Bahia Cacau participa: “tem sido um evento muito importante para a promoção da nossa marca de chocolate Bahia Cacau, como também na perspectiva de buscar novos parceiros comerciais, tanto da Bahia quanto de outros estados, que, porventura, passem por Salvador nesse período da feira para visitar e que desejam comprar nossos produtos. A gente se sente muito fortalecido com essas ações porque nos ajuda a empenhar cada dia mais no sentido de melhorar os nossos produtos, oferecer aos clientes algo saudável, fino e que atenda à necessidade de alimentar, porque chocolate é um alimento”.
Em paralelo ao Origem Week, o Centro de Convenções recebe o: Chocolat Festival Salvador. Para acessar o evento, que acontece das 14 horas às 22 horas, o visitante deve doar 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa estadual Bahia sem Fome.
Fonte: Ascom/CAR